Criar é um prazer, preservar é uma obrigação!

Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

Exotic Parrot Park na Europa

Em Março tive a oportunidade de visitar alguns dos maiores criadores de aves na Holanda, Bélgica e Alemanha, como todos sabem o Exotic Parrot Park além de ser um criadouro comercial importa pássaros a mais de 1 ano e essa visita era inprescíndivel para continuar crescente o negócio e para que pudéssemos aprimorar nosso networking com os fornecedores do lado de lá, além de claro garimpar as novidades e raridades que existem por lá para logo mais traze-las ao Brasil, durante quinze dias visitamos diversos criadores em várias partes da Holanda, Bélgica e Alemanha, afim de encontrar os melhores exemplares das mutações que são nosso sonho de consumo aqui no Brasil, aqui mostramos um pouquinho da nossa experiência e encorajamos todo criador que realmente se dedica a arte a fazer esse tour, o enriquecimento, a experiência e acima de tudo o prazer de conhecer onde surgiu e se difundiu a tradição de criar pássaros e sem dúvida uma experiência única.
- Splendidas e o inverno Holandês...
Eu sou um criador de psitacídeos em geral, mas uma das espécies que mais me encanta são as neophemas, foi começando com esses pequenos que acabei me interessando por aves de maior porte e ampliando o negócio para uma criação comercial, então obviamente minha escolha foi por começar os “trabalhos” visitando criadores que são especialistas em Neophemas, em companhia do grande amigo Rien Van Dam visitamos 2 dos maiores criadores de neophemas da Holanda, onde podemos conferir o manejo e todo o cuidado com esses frágeis bichinhos, hã?? Frágeis? Frio de -5 graus, vento e sensação térmica de pelo menos -10 graus e lá estavam elas as “delicadas” splendidas em grandes viveiros abertos com o vento cortando ao meio, voando e deliciando com um mix de sementes germinadas colocadas em um pote do chão, a neve da madrugada ainda nem tinha derretido, essa com certeza era uma condição de criação que eu jamais imaginaria para uma splendida, eu aqui no Brasil tenho meu aviário fechado no inverno e com sistema de aquecimento que nunca deixa a temperatura abaixo dos 18 graus!! Será que eu estava só gastando com energia elétrica? Ao questionar o criador ele me mostrou uma pequena abertura onde as aves entram para uma área fechada e lá ficam a noite, onde as temperaturas chegam a -10 graus, ao adentrar nessa parte interna percebi que a temperatura no termômetro marcava 10 graus! Estava alí a minha primeira experiência contrária, aqui no Brasil todos dizem que splendidas não podem ser submetidas a variações de temperatura e não devem ser criadas em lugares frios, e o que há de diferença entre lá e cá? Ao pensar e analisar cheguei a conclusão de que um ambiente muito frio é praticamente estéril em bactérias pois não proporciona condições adequadas para a sua proliferação, em contrapartida um local quente proporciona muito mais a proliferação de bactérias, e são elas as Micoplasmas, Salmonellas e Escherichias que sempre nos atrapalham na criação de splendidas provocando as pneumonias muito comuns nas criações por aqui, isso associado ao clima úmido de algumas regiões acaba realmente trazendo estragos, mas frio em sí não traz grandes problemas.
- Mutações?
Splendidas Lutinas full reds, opalinas azuis, Cinzas, Olivas, opalinas turquesas, turquasines olivas canela, olivas opalinas, elegans lutinas e muitas outras!!! Para quem é criador de neophemas com certa experiência sabem bem o que estou falando, seriam nossos sonhos de consumo aqui mas devido a fragilidade da espécie ainda não tivemos coragem de arriscar um transporte, é impressionante o padrão, porte, cores, plumagem, faz com que as aves pareçam muito diferentes, o fator consanguíneo das neophemas no Brasil é altíssimo, o que gera boa parte de mortandade nas splendidas e lá é clara a diferença de padrão, com certeza o fator sanguíneo e disponibilidade de muitos exemplares para seleção fazem com que os pássaros sejam realmente diferenciados.
Só nessa visita já teria “valido a viagem” mas estávamos apenas começando...
- Australian Parrots made in Holland.
Ao visitar o Aviário do amigo Rien Van Dam, nos deparamos com algumas das mais espetaculares mutações que encontramos por lá, regentes pasteis, amarelos, arlequins, kings amarelos, pasteis, canelas e pasmem azul!! Red wings canela, amarelos, arlequins e Rosellas pennant do mais alto padrão como Orange ino, Canela pastel laranja, Oliva laranja pastel, Amarelo laranja pastel, Pastel azul entre outras que só as fotos foram capazes de memorizar, pois a variedade era absurda, sem contar o porte, qualidade, plumagem etc...
Um detalhe muito importante, na Europa todos os criadores sem exceção criam sua aves em aviários convencionais, com chão de substrato ou areia, e criam muito bem!! Será esse o motivo de não termos grande sucesso aqui com essas aves em nossos aviários suspensos? Fica a dúvida...
Pausa para o almoço: Em uma linda cidadezinha chamada Elspeech paramos numa tradicional panquecaria que existe a mais de 100 anos...com toda essa experiência é claro que as “panakukas” eram deliciosas...Prontos para continuar!
Os próximos dias nos reservaram agradáveis surpresas, visitamos o um criador quase na divisa com a Alemanha, cuja sua especialidade eram red rumpeds, fiquei de certa forma impressionado pela quantidade de matrizes, mais de 100 casais em pleno trabalho de acasalamento, como na Holanda os red rumpeds são relativamente comuns os criadores se dedicam a mutações mais novas, no caso rubinos, rubinos laranjas e arlequins muito bem selecionados...Pra variar o padrão e qualidade das aves apresentadas chamou a atenção, plumagem impecável, cores muito bem marcadas de encher os olhos, aves realmente diferentes das que conhecemos por aqui, todos criados em viveiros grandes com mais de 2,5 metros, contrariando mais uma vez os nossos padrões de gaiolas pequenas, um dos motivos alegados pelos criadores é que as aves precisam de espaço no inverno rigoroso da Europa, para voar e se aquecer, o que é nítido nas aves a boa forma de saúde, não se encontram aves redondas, gordinhas, sempre aves esbeltas, esguias e sempre alinhadas e com vivacidade impar.
Seria redundante ficar falando um a um os relatos das visitas dos dias seguintes, então selecionamos a visita seguinte que nos deixou como costumamos dizer “de queixo caído” Em Westerloo na Belgica visitamos um outro grande amigo chamado Roger Meuris, criador especializado em Australianos em mutações raras, para se ter uma idéia a rosella mais comum que ele tinha era uma eximius Golden (Golden mantled é uma mutação de elimina quase que na sua totalidade a melanina das costas das rosellas, deixando o manto todo amarelo dourado, preservando as demais características do pássaro), um espetáculo que estava só começando, Pennant em várias combinações como canelas pasteis laranja, amarelo pastel, oliva laranja pastel e muitas outras, barnardius azuis, azuis pastéis e olivas, arlequins e arlequins azuis...cada viveiro apresentado era uma suspresa agradável, lá podemos conhecer de perto as Zwart como eles chamam lá, para nós Eximius preta ou melanistica, já combinada com Opalino, Pastel e Canela, além de Eximius Orange...Isso mesmo, foi o que eu disse! Não é Pennant Orange!! Uma variação da linha azul parcialmente dominante, além de albinas que é a combinação das azuis com INO. Show!!! Acabamos a visita com uma aula de sabedoria ouvindo um criador que tem mais de 30 anos de experiência no ramo, acompanhado de uma Apple Tart e Café...muito café!!!
Os dias passaram rápido, trouxemos na mala a certeza de que ainda há muito a fazer pela nossa criação, nosso trabalho como criador estaria apenas começando, ainda estamos anos luz atrás dos grandes criadores europeus, humildade nesse ramo é tudo e aprender é o que faz com que o trabalho se torne mais produtivo. Ficamos felizes por ter a possibilidade de trazer muitas dessas raridades no próximo ano ao Brasil e compartilhar com criadores que acima de tudo amam o que fazem não visando apenas dinheiro ou status. A verdadeira magia da criação de pássaros é o desenvolvimento constante e evoluir com o passar do tempo é muito necessário, não somos donos da verdade e no final o único motivo que realmente importa é o bem estar e alegria que essas criaturas nos proporcionam.
--
--


Rodrigo Marcusso
Exotic Parrot Park

► Continue lendo...

Biblioteca » Completa de Postagens e Artigos

Postagens populares

Desenvolvido por Antonio Silva ^